O Medo da Endoscopia
Toda a gente experimenta medo e ansiedade. Sendo o medo uma resposta emocional, fisiológica e do comportamento perante uma ameaça externa, como por exemplo um “exame ao estômago”, uma coisa que não representa ameaça significativa torna-se temida por estar associada na mente da maioria das pessoas a algo assustador.
O mito do endoscópio como algo monstruoso, enorme, grosso (impede a respiração) e rígido (provoca dor), nos dias de hoje não faz qualquer sentido.
O exame é indolor, com duração média entre 5 a 15 minutos e o aparelho utilizado na endoscopia passa por locais que não interfere com a respiração. É colocada uma anestesia local na garganta, em forma de spray de modo a minimizar o reflexo de vómito durante o exame. O doente deve concentrar-se na respiração, fazendo movimentos respiratórios lentos e profundos.
Os aparelhos utilizados na endoscopia são flexíveis e com um diâmetro inferior a 1 centímetro (fig. 1 e 2).
Uma chiclete “tipo Adams”, que qualquer criança engole por descuido com bastante facilidade, tem uma largura superior à do endoscópio (fig. 3).
Uma pilha “tipo AA” tem um calibre consideravelmente superior ao do endoscópio.
É importante que saiba que a maioria dos doentes tolera muito bem o exame sem necessidade de sedação/anestesia.
j.m.a.